terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ontem ao Luar (Choro e Poesia)

A melodia de “Ontem ao Luar” foi composta originalmente pelo flautista Pedro Alcântara(1866- ), em 1907. Inicialmente era uma polca e se chamava “Choro e Poesia”. Mais tarde(1913) recebeu a letra (à revelia do autor) de Catulo da Paixão Cearense(1863- 1946) e passou a se chamar “Ontem ao Luar”.

A primeira gravação de “Ontem ao Luar”, em 1918, é de Vicente Celestino. Devido à semelhança com a canção Love Story, retornou com mais de dez regravações durante a década de 70.

Curiosidades sobre Catulo: Era autodidata e aprendeu praticamente sozinho a tocar violão, os meandros da matemática, do português e do francês, chegando inclusive a fazer traduções de poetas franceses.
Já conhecido nas rodas de boemia foi convidado para uma festa na casa do Senador Gaspar da Silveira Martins, onde deixou todos impressionados com sua inteligência. A esposa do senador então contratou-o como professor dos filhos. Passou então a morar na residência do senador.
Apesar de muitos pensarem que Catulo é cearense, ele nasceu em São Luiz do Maranhão. Só aos 12 anos de idade mudou-se para o sertão do Ceará.
No bairro do Engenho de Dentro existe uma rua rebatizada em homenagem a Catulo. A antiga rua Francisco Méier (onde ele morou nos últimos anos de vida) passou a chamar-se Rua Catulo da Paixão Cearense. Em vários outros estados do país encontramos nomes de ruas em homenagem a Catulo.


A música durante vários anos trazia apenas Catulo como compositor. Em 1976, graças aos esforços de uma neta de Pedro de Alcântara, uma decisão judicial restabeleceu o nome de Pedro Alcântara como co-autor da composição.

“Ontem ao Luar” esteve presente nas trilhas das novelas “Nina” ( 1977-1978 / Altemar Dutra), “Senhora” (1975 / Paulo Tapajós), “A Sucessora” ( 1978-1979 / Fafá de Belém).

ONTEM AO LUAR
(Catullo da Paixão Cearense e Pedro Alcântara)

Ontem, ao luar,nós dois em plena solidão
Tu me perguntaste o que era a dor de uma paixão.
Nada respondi, calmo assim fiquei
Mas, fitando o azul do azul do céu
A lua azul eu te mostrei
Mostrando-a ti, dos olhos meus correr senti
Uma nívea lágrima e, assim, te respondi
Fiquei a sorrir por ter o prazer
De ver a lágrima nos olhos a sofrer

A dor da paixão não tem explicação
Como definir o que eu só sei sentir
É mister sofrer para se saber
O que no peito o coração não quer dizer
Pergunta ao luar, travesso e tão taful
De noite a chorar na onda toda azul
Pergunta, ao luar,do mar à canção
Qual o mistério que há na dor de uma paixão

Se tu desejas saber o que é o amor
E sentir o seu calor
O amaríssimo travor do seu dulçor
Sobe um monte á beira mar, ao luar
Ouve a onda sobre a arei-a a lacrimar
Ouve o silêncio a falar na solidão
De um calado coração
A penar, a derramar os prantos seus
Ouve o choro perenal
A dor silente, universal
E a dor maior, que é a dor de Deus

22 comentários:

  1. Essa letra não continua?
    Se tu queres mais
    Saber a fonte dos meus ais.........

    ResponderExcluir
  2. Continua assim: Se tu queres mais,saber a fonte dos meus ais, poe o ouvido aqui na rosea flor do coração, ouve a inquietação da merencória pulsação, busca saber qual a razao porque ele vive assim tao triste a suspirar a palpitar em desesperação, a teimar de amar um insensível coração, que a ninguém dira no peito ingrato em que ele está mas ao sepucro fatalmente o levará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alem desta, existem mais duas partes, que poucos conhecem. Constam da primeira gravação de Vicente Celestino.

      Excluir
  3. Continua assim: Se tu queres mais,saber a fonte dos meus ais, poe o ouvido aqui na rosea flor do coração, ouve a inquietação da merencória pulsação, busca saber qual a razao porque ele vive assim tao triste a suspirar a palpitar em desesperação, a teimar de amar um insensível coração, que a ninguém dira no peito ingrato em que ele está mas ao sepucro fatalmente o levará.

    ResponderExcluir
  4. Permita-me sugerir seja acrescentada a data e local de falecimento do flautista Pedro Alcântara (natural da cidade do Rio de Janeiro-RJ, 21 de agosto de 1866, falecido em Sete Lagoas-MG, 29 de agosto de 1929.
    Grato pela oportunidade e parabéns pelo excelente Blog.

    ResponderExcluir
  5. também foi executada magistralmente na novela Tieta do agreste, numa serenata feita, logicamente, feita ao luar, pelo quarteto, jose mayer, reginaldo farias, o casado com a irmâ mais nova de tieta, Paulo Beti, e aquele galã que fazia o capitão que foi mora em mangue seco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria tanto rever esta cena...ficou em minha memória!

      Excluir
    2. No Globoplay você consegue assiste a novela na íntegra! Esses dias finalizei todos os capítulos!

      Excluir
  6. Lí em certa ocasião que indo morar na casa do senador mantinha amizade com uma das filhas que um dia lhe perguntou " o o que era a dor de uma paixão" o que lhe inspirou para fazer a letra para a canção "Choro e Poesia".

    ResponderExcluir
  7. É um dos poemas mais lindo de Catulo. Quando Catulo pôs o poema na musica de Pedro Alcântara resultou nesta belíssima composição musical, que penso ser uma das canções cantadas nas serestas de antigamente. Eu mesmo que tenho 80 anos e morava em Jaú cantei varias vezes com os amigos nas janelas das moças belas da cidade.

    ResponderExcluir
  8. Uma das mais belas melodias que ja tive o prazer de ouvir !

    ResponderExcluir
  9. Eu sou bisneta de Pedro de Alcântara. Minha tia Heloísa Alcântara Bernardi luto e documentada com partitura original, conseguiu então comprovar a veracidade da melodia de Pedro de Alcântara

    ResponderExcluir
  10. Eu sou bisneta de Pedro de Alcântara, minha tia HELOÍSA ALCÂNTARA BERNARDI, lutou e com partitura original pode comprovar a veracidade da melodia de Pedro de Alcântara na letra de Catulo da Paixão Cearense

    ResponderExcluir
  11. Adorei todas as informações.
    Linda letra e melodia!

    ResponderExcluir
  12. realmente apesar de ter 78 anos de idade confesso que jamais ter ouvido esta música.quanto a Catulo só me recordo de " Luar do Sertão " Posso afirmar que a melodia de Pedro de Alcântara casada com a poesia de Catulo da Paixão Cearense é uma página mais romântica e bonita que já ouvi, entre outras.

    ResponderExcluir
  13. Só que tem mais uma estrofe.

    Se tu queres mais
    Saber a fonte dos meus ais
    Põe o ouvido aqui
    Na rósea flor do coração
    Ouve a inquietação
    Da merencória pulsação
    Busca saber qual a razão
    Por que ele vive, assim, tão triste
    A suspirar
    A palpitar
    Tem uma desesperação
    A teimar
    De amar
    Um insensível coração
    Que a ninguém dirá
    No peito ingrato em que ele
    Está
    Mas que ao sepulcro
    Fatalmente o levará.

    ResponderExcluir
  14. Ouvi ontem um seresteiro cujo nome não guardei que após este final:..que ao sepulcro fatalmente o levará, ainda havia outro verso que falava de JESUS e mencionava que esse final desconhecido SO HAVIA.NO ACERVO DO MIS daí que fazendo essa consulta que ora faço NÃO.ENCONTREI

    ResponderExcluir
  15. Quando Jesus, meigamente solitário no cimo do calvário,
    Seus olhos, indulgente, erguia aos céus.
    Quanta dor, quanta poesia a penar
    Nos seus olhos luz luzia a meditar!
    Não era a dor de não ter esse poder de remir
    A humanidade da eterna atrocidade do sofrer!
    Era, sim, a crúcia pena de sentir por Madalena o coração
    Desfalecer.

    ResponderExcluir
  16. Louve-se a beleza da melodia de Pedro Alcântara, que recebeu com galhardia o poema de Catulo, com palavras pomposas como nívea, taful, amaríssimo, travor, dulçor, silente, perenal...Isso pedantismo literário era comum na época

    ResponderExcluir