quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Majestade, o Sabiá

Esta bela canção sertaneja é uma composição de Roberta Miranda (1956).

A música tem uma importância vital para a cantora, já que foi através dela que seu trabalho tornou-se conhecido do grande público. Roberta já afirmou mais de uma vez em entrevistas: "Até que me provem o contrário, essa música foi psicografada, porque em cinco minutos eu fiz essa canção". A música foi composta na casa de Wanda Alves Sobrinho, que acolheu Roberta quando ela havia sido despejada. Roberta conta que mais de 120 músicas foram compostas nesse ambiente. Um dia Wanda presenteou Roberta com um pássaro que ela batizou de Merlin. Um dia ela acordou, tomou o café da manhã, pegou o violão e começou a dedilhar. O pássaro começou a cantar acompanhando a melodia do violão. Daí ela compôs o refrão como uma reverência ao Merlin, que seria "A majestade". A partir dai o restante da música foi feito e sofreu apenas duas pequenas alterações de trocas de palavras.

Roberta Miranda

Apesar das dificuldades financeiras, Roberta sempre recusou-se a vender suas composições. Em 1985 "A majestade, o sabiá" foi gravada pelo cantor Jair Rodrigues, alcançando enorme êxito, vendendo quase um milhão de cópias. Logo a seguir então, Roberta Miranda conseguiu gravar seu primeiro LP, intitulado "Roberta Miranda".
A canção “A Majestade, o Sabiá” só foi gravada pela cantora em 1997, no disco “Vida”.
Em 2000, Roberta lançou o CD "Majestade, o sabiá - ao vivo", fazendo uma síntese de sua carreira em seu 13º disco. No mesmo ano, lançou seu primeiro DVD, "Majestade o sabiá", pela Universal Music.


A MAJESTADE, O SABIÁ
(Roberta Miranda)

Meus pensamentos
Tomam formas e viajo
Vou pra onde Deus quiser
Um vídeo - tape que dentro de mim
Retrata todo o meu inconsciente
De maneira natural
Ah! Tô indo agora
Prá um lugar todinho meu
Quero uma rede preguiçosa pra deitar
Em minha volta sinfonia de pardais
Cantando para a majestade, o Sabiá

Tô indo agora tomar banho de cascata
Quero adentrar nas matas
Aonde Oxossi é o Deus
Aqui eu vejo plantas lindas e cheirosas
Todas me dando passagem perfumando o corpo meu

Está viagem dentro de mim
Foi tão linda
Vou voltar a realidade
Prá este mundo de Deus
Pois o meu eu
Este tão desconhecido
Jamais serei traído
Pois este mundo sou eu.


















6 comentários:

  1. Uma das mais belas música do cancioneiro sertanejo brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Não morro sem dar um abraço nessa artista guerreira e persistente, linda e sensível.

    ResponderExcluir
  3. Composição, letra e musica de A magestade sabiá " ê de Jair Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa direito, A majestade o Sabiá, Foi a primeira composição da Roberta. Jair foi o primeiro a grava-la.

      Excluir
    2. Porra bixo. Lê. A música foi COMPOSTA por Roberta, na casa de Wanda Alves Sobrinha. Em 85 foi GRAVADA por Jair Rodrigues.

      Excluir
  4. Tive o prazer de conhecer essa maravilhosa cantora.

    ResponderExcluir