quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Lamento Sertanejo

“Lamento Sertanejo”(1967) é uma pérola musical originalmente instrumental, composta por Dominguinhos (1941-2013), na qual Gilberto Gil (1942) pôs letra.

Entre 1974/75 Dominguinhos mandou uma melodia (composta em 1967) numa fita cassete para que Gilberto Gil colocasse letra. Originalmente era um forró, com uma melodia de acordes bem ligeiros. Quando Gil ouviu aquela melodia belíssima, percebeu que havia um lamento por detrás das notas e "não conseguiu aceitar" aquele andamento acelerado. Começou a tocar ao violão a melodia em um ritmo mais lento e percebeu que era um lamento, quase uma prece. Põs então a letra que seguiu esse "feeling" do letrista. Nasceu assim a encantadora canção "Lamento Sertanejo".

Dominguinhos

A toada recebeu inúmeras gravações, incluindo aí várias gravações instrumentais. Das composições de Dominguinhos, era uma de suas preferidas, ao lado de “Contrato de Separação”. Recebeu gravações de Elba Ramalho,Fagner, Zé Ramalho, dentre outros.  

Gilberto Gil

Esteve presente nas trilhas sonoras dos filmes “O Milagre de Santa Luzia"(2006 – Dominguinhos) e “Eu, Tu, Eles” (2000 – Gilberto Gil). Também fez parte da trilha sonora da novela "Gabriela" (2012- Elba Ramalho) e "Império (2014/15 - Gilberto Gil).

LAMENTO SERTANEJO
(Dominguinhos/Gilberto Gil)

Por ser de lá
Do sertão, lá do cerrado
Lá do interior do mato
Da caatinga do roçado.
Eu quase não saio
Eu quase não tenho amigos
Eu quase que não consigo
Ficar na cidade sem viver contrariado.
Por ser de lá
Na certa por isso mesmo
Não gosto de cama mole
Não sei comer sem torresmo.
Eu quase não falo
Eu quase não sei de nada
Sou como rês desgarrada
Nessa multidão boiada caminhando a esmo.


























4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. bom dia e bom ano, com saúde, sorte e paciência pra todos nós, que vivemos um momento tão duro.
    gostaria de contribuir com uma versão peculiar e amorosa de um cantautor guineense, mû mbana!
    asè!

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!
    Essa canção é uma das muitas preciosidades compostas pela profunda e genial sensibilidade do Mestre Dominguinhos e da rica poesia de Gilberto Gil!

    ResponderExcluir