quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Andança

“Andança” (1968) foi feita na casa de Beth Carvalho, por três jovens que, como ela, iniciavam na época suas carreiras: os compositores Danilo Caymmi (1948), Edmundo Souto (1942) e Paulinho Tapajós (1945-2013). Danilo compôs a melodia da primeira parte, Edmundo a da segunda e, novamente Danilo, a da parte que é usada em contracanto, cabendo a Paulinho fazer a letra, que trata da caminhada sem fim de um romântico andarilho: “No passo da estrada / só faço andar / tenho a minha amada / a me acompanhar / vim de longe, léguas / cantando eu vim / vou, não faço tréguas / sou mesmo assim...”.

Edmundo Souto

Meio samba, meio toada, moderna e bem estruturada, “Andança” mostra certa influência do estilo Milton Nascimento, uma tendência que pode ser observada no final dos anos sessenta, principalmente em músicas concorrentes aos festivais. Aliás, o próprio Milton afirmou em depoimento a Zuza Homem de Mello, em junho de 69: “Não há muita diferença entre minha música e a de Danilo e Dori, porque a gente faz a mesma coisa, de um modo geral. Menos na melodia e na letra, mais na harmonia e no ritmo.” Apresentada por Beth Carvalho e os Golden Boys, “Andança” foi a terceira colocada na parte nacional do III FIC e uma das mais aplaudidas pelo público (A Canção no Tempo – Vol. 2 – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello – Editora 34).

Danilo Caymmi

Danilo fala sobre "Andança" : “O momento político era difícil. Eu era estudante de arquitetura na época. Se fosse obedecer o DCE, eu teria que vaiar minha própria música. Todo mundo apoiava o Vandré (segundo colocado com Pra Não Dizer que Não Falei das Flores). As pessoas acabaram aliviando para Andança, que, entre as três primeiras, era a única sem conotação política. Sabiá (Chico Buarque e Tom Jobim, a vencedora) também tinha conotação política. Lembro que toda universidade foi em peso para o Maracanãzinho apoiar o Vandré.”
Danilo lembra da definição de Roberto Menescal para Andança: que a canção era a “Joana d´Arc da MPB. Não pode ver uma fogueira de acampamento que era executada.”
O compositor não tem problema em falar que tinha gente que não gostava da música. “Tem gente que tem ódio da música; Mas foi uma canção encantadora, que passa de gerações e com inúmeras gravações no mundo inteiro. E gravada em vários estilos, do samba ao rock in roll.”

Paulinho Tapajós

“Andança” lançou a cantora Beth Carvalho para o grande público e, a partir de então, sua carreira decolou.
A canção esteve presente na trilha sonora da novela “A Revolta dos Anjos” (1972/1973 – Elis Regina).



ANDANÇA
(Danilo Caymmi / Edmundo Souto / Paulinho Tapajós )

Vim, tanta areia andei,
Da lua cheia eu sei,
Uma saudade imensa
Vagando em verso, eu vim
Vestido de cetim,
Na mão direita rosas
Vou levar

Olho a lua mansa a se derramar,
Ao luar descansa meu caminhar
Vim de longe, léguas, cantando eu vim,
Vou não faço tréguas sou mesmo assim
Por onde for quero ser seu par

Já me fiz a guerra por não saber
Que esta terra encerra meu bem querer
E jamais termina meu caminhar
Só o amor ensina onde vou chegar
Por onde for quero ser seu par

Rodei de roda, andei,
Dança da moda eu sei
Cansei de ser sozinho
Verso encantado usei,
Meu namorado é rei
Nas lendas do caminho
onde andei

No passo da estrada só faço andar,
Tenho a minha amada a me acompanhar
Seu olhar em festa se fez feliz
Lembrando a seresta que um dia eu fiz
Por onde for quero ser seu par

Já me fiz a guerra ...














16 comentários:

  1. Que música,que letra,toca na alma e no coração,que pena que maioria dos jovens infelizmente estão com a cabeça e alma vazias meu esposo e eu apreciamos a boa música e faço de tudo para nosso filho ter gosto pela boa música...amo música com letra e qualidade 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🥰

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus meus Pais me incentivaram a apreciar boas músicas, apesar de ter apenas 25 anos, músicas de gerações passadas preenchem mais as minhas playlists que as músicas atuais. Espero poder incentivar meus futuros filhos da mesma forma que fui incentivado.

      Excluir
    2. Eu tenho 27 anos e aprecio Beth, Elis, Gal, Alcione, Bethânia, entre outros grandes nomes da nossa música, mas eu acho que a gente tem que parar com isso de que "os jovens estão com a cabeça e com a alma vazia". Cada um curte o ritmo, o estilo, as músicas que mais se identificam, e isso não faz ninguém pior nem melhor que ninguém. A gente tem que aprender a respeitar o que é cultura pra cada um. Nosso Brasil é enorme e repleto de riquezas culturais. Tem espaço pra todo mundo.

      Excluir
  2. Se eternizou, na maravilhosa voz da inesquecível Beth Carvalho!
    Diva da MPB 🌹

    ResponderExcluir
  3. Hodiernamente, com um retrocesso da Cultura de forma geral, qdo deveria haver proatividade, o renascer mais caprichoso em toda senda, nos deparamos com o gosto musical depauperado e desconectado de suas origens anglo-saxão, entre outras. O que nos espera, o futuro, com a inservivel musicalidade que colhemos cotidianamente, que na diz de poético, que não toca o coração (?)! Antecipo.. nada!! Só nos resta assistir impávido o apocalipse biblico..

    ResponderExcluir
  4. Saudades do tempo em que a música brasileira tinha letra...

    ResponderExcluir
  5. Tem certas músicas que são eternas, andança é uma delas.

    ResponderExcluir
  6. Não há como não se emocionar ouvindo essa música. Quem viveu aquela época ainda sente um saudosismo gostoso de uma época que ficará para sempre na memória e no coração !! Beth Carvalho ficará eternizada com Andança !!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns aos autores por esse primor !!

    ResponderExcluir
  8. Beth Carvalho!!! Eterna em nosso ❤🎵🎧

    ResponderExcluir
  9. Foi a musica da minha formatura do primario...q lembrança boa

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente linda de boa qualidade, amoo!!!

    ResponderExcluir
  11. É um verdadeiro colírio para nossos ouvidos

    ResponderExcluir