quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Manhã de Carnaval

"Manhã de Carnaval" é o nome da canção mais popular de Luiz Bonfá (1922-2001) e Antonio Maria (1921-1964), gravada na trilha sonora do filme "Orfeu Negro", em 1959. Esta canção se tornou tradicional nos meios de jazz estadunidense e é tocada regularmente também por muitos artistas internacionais.

A canção é considerada uma das mais importantes canções no mercado do jazz brasileiro nos Estados Unidos da America, que ajudou a estabelecer o movimento da bossa nova no final da década de 1950.
Existem também outras versões da música com letra adaptada para o inglês, mas a versão mais popular, até mesmo no estrangeiro, ainda é a de nome e letra em português.
Vários grandes nomes da música já interpretaram esta canção, com versões instrumentais ou a versão original com vocais, nomes como: Chet Atkins, John McLaughlin, George Benson, Placido Domingo, Stan Getz, dentre outros.

Luiz Bonfá

"Manhã de Carnaval" introduziu Luiz Bonfá à fama com reconhecimento internacional em 1959: apresentando a bossa nova ao mundo todo com sua vasta produção sonora em discos de diversos artistas; com o lançamento internacional do filme "Orfeu Negro"; e, com a apresentação de vários shows de Luiz Bonfá no exterior além de outros nomes populares do mercado de música internacional interpretando esta canção ao vivo nos auditórios de outros países.
Várias versões com letra em outras línguas foram escritas. Embora não tão popular como a versão em português, a canção pode ser encontrada com letra em inglês, em espanhol e em outras línguas também, mas nenhuma outra versão se tornou tão popular como a versão original de Luiz Bonfá e Antônio Maria.
Tanto Luís Miguel como Julio Iglesias cantam a versão popular em espanhol, com título "Mañana de Carnaval", embora com ritmos bem diferentes em cada versão hispânica.
George David Weiss, Hugo Peretti, e Luigi Creatore escreveram uma letra chamada, "Carnival". Esta foi a versão gravada por Perry Como em 1963, e de novo, com o nome original, "Manhã de Carnaval," três anos depois, em 1966.
Carl Sigman escreveu versão de letra em inglês intitulada "A Day in the Life of a Fool", novamente adaptando à música original de Luiz Bonfá.
Ziad Al Rahbani, compositor libanês, adaptou em 2002 "Manhã de Carnaval" com o nome "Shou Bkhaf", em árabe (trad. Pt. "Como Temo"), com letra de Ziad Al Rahbani---um dos líderes em Jazz Oriental.
Fairouz, cantora libanesa bem conhecida no mundo árabe, lançou a canção em seu álbum intitulado Wala Kif.

Antonio Maria

Sobre a canção, Luiz Bonfá revela: "O início da parceria com Antonio Maria foi com o nascimento do Orfeu, Orfeu Negro, não no teatro, depois, na versão cinematográfica. Eu procurei o Rubem Braga, a pedido do Marcel Cami, que tinha pressa de ver a letra pronta pra uma melodia que foi encomendada a mim, que mais tarde se chamou "Manhã de Carnaval". Então eu procurei Antonio Maria, ou melhor, procurei o Rubem Braga, que me disse 'Olha, eu sou muito lento pra escrever, telefona pro gordo!' Então, eu não tinha feito músicas ainda com Antonio Maria, não tinha composto com ele. E daí surgiu a parceria em decorrência do filme "Orfeu Negro". Eu liguei pro Antonio Maria então nasceu, ou então, nasceram "Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu", de parceria com ele. Essa é a história real desse encontro."

Fonte: Wikipédia.






















































2 comentários:

  1. Excelentes e objetivos os comentários sobre Manhã de Carnaval e as suas versões!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo post maravilhoso alegrou minha tarde

    ResponderExcluir