terça-feira, 20 de novembro de 2012

Kalu

Composto por Humberto Teixeira ( 1915-1979 ), o baião Kalu está no rol das músicas mais globalizadas, já que foi gravada em 68 diferentes idiomas, inclusive por Edith Piaf e Yves Montand. Um fato curioso e que poucos sabem é que a atriz Denise Dumont é filha de Humberto Teixeira.

A música Kalu (1952) foi composta por Humberto Teixeira a pedido de Dalva de Oliveira.. Dalva queria incluir música nordestina na série que gravaria com a orquestra de Roberto Inglês. Consta que a canção foi inspirada em sua musa Lila Lea Lemos (mãe de Denise Dumont), porém referindo-se a “Kalu”, muitos anos depois do lançamento, Humberto Teixeira confessou: “Na verdade, Kalu existiu. Só que com outro nome, naturalmente.”

Kalu esteve na trilha sonora das minisséries “Agosto” (1983 – Alberto Rosenblit) e “Hilda Furacão” (1998 – Ângela Maria).

Kalu
Composição: Humberto Teixeira
Kalu, Kalu
Tira o verde desses óios di riba d'eu

Não me tente se você já me esqueceu
Kalu, Kalu

Esse oiá despois do que se assucedeu
Com franqueza só não tendo coração

Fazê tar judiação
Você tá mangando di eu

Com franqueza só não tendo coração
Fazê tar judiação
Você tá mangando di eu




Kalu – Partitura
(Humberto Teixeira)

- --
E7+
Kalu, Kalu
F#m7
Tira o verde desses óios di riba d'eu
Kalu, Kalu
B7 E7+
Não me tente se você já me esqueceu
Kalu, Kalu
Bm E7 A7+
Esse oiá despois do que se assucedeu
B7 G#m7
Com franqueza só não tendo coração
C#7 F#m7
Fazê tar judiação
B7 E7+
Você tá mangando di eu
A7+ A#º G#m7
Com franqueza só não tendo coração
C#7 F#m7
Fazê tar judiação
B7 E7+
Você tá mangando di eu

5 comentários:

  1. não creo que Edith Piaf nem Yves Montand nunca gravan esta canção

    ResponderExcluir
  2. Caetano gravou Kalu lindamente no disco Totalmente Demais.

    ResponderExcluir
  3. Ouvi a antiga banda de música "Estrela do Norte", sob a regência do sg. José dos Santos Pereira (0 "Barraca"- trombonista ímpar), tocando a música kalu em 1953, na puxada do Mastro de São Benedito, na Cidade da Serra (ES), perto da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, mais ou menos, hoje, em frente do bar do Sílvio Fraga Loureiro. Na época eu tinha 9 anos, quando essa festa era pura tradição.

    ResponderExcluir
  4. Domingo,03 de setembro 2023. E dedilhando o violão me veio a imagem de minha mãe cantando Kalu, voz tão doce, tão afinada. Comecei a cantarolar, me deu uma saudade... de repente quis saber mais.Foi assim que
    vim parar aqui. Que presente, minha mãe. Obrigada.





    ResponderExcluir