quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Deusa da Minha Rua

“Deusa da Minha Rua” foi composta em 1939 por uma dupla de compositores. Newton Teixeira (1916/1990) compôs bela melodia e Jorge Faraj (1901/1963) escreveu a letra.

A valsa está pautada nos amores impossíveis, onde a mulher é sempre adorada sem saber, ignorando ser objeto de uma paixão. Faraj foi muito feliz nesta valsa, descrevendo o contraste entre a beleza da musa e a pobreza da rua. Ele estabelece um poético jogo de imagens, comparando a poça d'água, que "transporta o céu para o chão", a seus próprios olhos, "espelhos de sua mágoa", que sonham com o olhar da mulher inatingível.
Mas essa obra-prima do romantismo que imperava na música da época deu trabalho para chegar ao disco, permanecendo inédita por três anos. Primeiro Faraj não aprovou a melodia, obrigando Newton Teixeira a refazê-la. Depois foi Sílvio Caldas que, escolhido para interpretá-la, mostrou-se desinteressado, achando sempre uma desculpa para adiar a gravação. "Até que um dia - contou Newton ao pesquisador Lauro Gomes de Araújo - perdendo a paciência, tive que tirar o Sílvio de uma roda no Nice e praticamente arrastá-lo ao estúdio". Mas o importante é que o disco foi um sucesso, com ótima interpretação do cantor.

Newton Teixeira

Detalhe: o afinado acordeon que participa da gravação original é tocado pelo argentino Heriberto Muraro, mais conhecido como pianista.
Newton Teixeira, autor da música, foi cantor, compositor e violonista, tendo acompanhado os maiores cantores românticos da época, foi autor de inúmeros sucessos. Teve como parceiros entre outros Jorge Faraj, David Nasser, Mario Lago, Mario Rossi, Cristovão de Alencar, Torres Homem e muitos outros.
"Deusa da Minha Rua" fica para a história como uma das mais belas canções românticas da música popular brasileira.

Jorge Faraj

A canção esteve presente nas trilhas das novelas “Desejo Proibido” (2007/08 - Ivo Pessoa), “Vida Nova (1988/89 - Silvio Caldas) e "Éramos Seis (2019 - Roberto Carlos). Fez parte também da trilha sonora do filme “Lisbela e o Prisioneiro” (2003 - Geraldo Maia e Yamandú Costa)


DEUSA DA MINHA RUA
(Newton Teixeira / Jorge Faraj )

A deusa da minha rua
Tem os olhos onde a lua
Costuma se embriagar
Nos seus olhos eu suponho
Que o sol, num dourado sonho
Vai claridade buscar

Minha rua é sem graça
Mas quando por ela passa
Seu vulto que me seduz
A ruazinha modesta
É uma paisagem de festa
É uma cascata de luz

Na rua uma poça dÂ’água
Espelho da minha mágoa
Transporta o céu
Para o chão
Tal qual o chão de minha vida
A minhÂ’alma comovida
O meu pobre coração

Espelhos da minha mágua
Meus olhos
São poças dÂ’água
Sonhando com seu olhar
Ela é tão rica e eu tão pobre
Eu sou plebeu
ela é nobre
Não vale a pena sonhar.




























16 comentários:

  1. Linda poesia, linda melodia, linda interpretação! Parabéns ao cantor Sílvio Caldas.

    ResponderExcluir
  2. Sem palavras, o amigo q fez o comentário acrescentou tds os adjetivos.

    ResponderExcluir
  3. O conjunto letra, melodia e interpretação transformam está música em uma obra prima, mas Jorge Faraj, com a poesia da letra, extirpada de seu coração, merece uma distinção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judi Matos, faço minhas, as suas palavras. Jorge Faraj merece nossos aplausos. Tenho saudades de meu pai qd ouço essa e tantas outras pérolas da MPB. Tinha um gosto musical super refinado.

      Excluir
  4. Linda música, letra e melodia. Meu pai tinha o disco de Sílvio Caldas e ouvia sempre e às vezes também cantava. Ao ouvir, além do encantamento da música, tenho felizes recordações.

    ResponderExcluir
  5. Gente ...Essa lindissima musica foi escrita para minha mãe. O Jorge Faraj autor da letra tambem dedicou à ela un lindo poema intitulado "mãos".

    ResponderExcluir
  6. Em vários sites dizem que essa música é do Roberto Carlos.. Um absurdo. Belíssima canção, um pérola da música brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do mais, Roberto Carlos erra a letra da música.
      Em vez de "espelhos da minha mágoa" ele canta "infeliz da minha mágoa".
      Você já viu mágoa feliz?

      Excluir
    2. O desconhecido tem razão. Roberto Carlos confundiu a letra, mas a sua interpretação é boa, na trilha da novela Éramos Seis, 2019.

      Excluir
  7. Essa melodia é brasileira mesmo?!? Nossa!! Já a ouvi em desenhos americanos antigos, tipo TOM and Jerry.

    ResponderExcluir
  8. Deusa da minha Rua Relembro minha infância quando eu criança ouvia o saudoso , Silvio Caldas Cantar no Rádio está Linda Melodia

    ResponderExcluir
  9. A poça d'água na rua, que transporta o céu para o chão lembra o zinco perfurado no barraco que de noite salpica o chão de estrelas. O chão de estrelas, também belo e cantado pelo mesmo Silvio Caldas.
    São imagens que ficaram no passado e não cabem no presente tão rápido e difuso.

    ResponderExcluir
  10. É realmente uma belíssima canção, infelizmente não tem mais músicas assim, esse tempo era o tempo do romantismo, dá valsa, do rostinho colado, dá vontade de se vê no seguinte ao baile, é pena que hoje em dia não existe mais isso,o que nos resta é contemplar às obras deixada pelos ótimos compositores do passado!

    ResponderExcluir
  11. Belíssima canção letra música traz muitas lembranças ........

    ResponderExcluir