quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Tico Tico no Fubá

O choro "Tico-tico no Fubá" é uma composição original de Zequinha de Abreu(1880-1935) do ano de 1917. Posteriormente, em 1931, recebeu letra criada por Eurico Barreiros e Aloysio de Oliveira (1914-1995).

A música foi um dos maiores sucessos da década de 1940 e fez parte da trilha sonora de cinco filmes americanos: "Alô Amigos", "A Filha do Comandante", "Escola de Sereias", "Kansas City Kity" e "Copacabana", quando o choro foi cantado por Carmen Miranda.

Zequinha de Abreu
Em 1917, durante um baile na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, Zequinha apresentou um choro e ficou surpreso com a reação entusiasmada dos pares de dança. Batizou a música de "Tico-Tico no Farelo", mas, como já existia um choro com o mesmo nome na época (composto por Américo Jacomino), resolveu pôr "Tico-Tico no Fubá". Apesar da boa acolhida, o choro só seria gravado quatorze anos depois, pela Orquestra Colbaz, dirigida pelo maestro Gaó. Interpretada por dezenas de artistas, tornou-se um dos maiores sucessos da música brasileira no século 20, inclusive no exterior.

A partir de então, recebeu dezenas de gravações, tornando-se uma das músicas brasileiras mais gravadas de todos os tempos, no país e no exterior, salientando-se entre seus intérpretes a organista Ethel Smith, que a levou ao hit-parade americano.

Aloysio de Oliveira
Sua gravação de maior sucesso foi a de Ademilde Fonseca.

Dezessete anos após a morte de Zequinha, os cineastas Fernando de Barros e Adolfo Celi e a Companhia Vera Cruz homenagearam o compositor com o filme "Tico-Tico no Fubá" (1952) com Anselmo Duarte e Tônia Carrero nos principais papéis.

Fonte: UOL Educação.

TICO-TICO NO FUBÁ
(Zequinha de Abreu / Eurico Barreiros / Aloysio de Oliveira)

Primeira Parte
Um tico-tico só,
Um tico-tico lá,
Está comendo
Todo, todo meu fubá.

Olha, Seu Nicolau,
Que o fubá se vai,
Pego no meu pica-pau
E um tiro sae.

Coitado...
Então eu tenho pena
Do susto que levou
E uma cuia se ia,
Mais fubá eu dou.

Alegre já,
Voando, piando,
Meu fubá, meu fubá,
Saltando de lá pra cá.

Segunda Parte (Declamado)

Tico-tico engraçadinho
Que está sempre a piar,
Vá fazer o teu ninho
E terás assim um lar.

Procure uma companheira
Que eu te garanto o fubá,
De papada sempre cheia
Não acharás a vida má.

Terceira Parte

Houve um dia lá
Que ele não voltou,
E seu gostoso fubá
O vento levou.

Triste fiquei,
Quase chorei,
Mas então vi
Logo depois,
Já não eram um,
Mas sim já dois.

Quero contar baixinho
A vida dos dois,
Tiveram seu ninho
E filhotinhos depois.

Todos agora
Pulam ali,
Saltam aqui,
Comendo sempre o fubá
Saltando de lá para cá.






























4 comentários:

  1. A PIANISTA QUE TOCAVA COM ELE CHAMAVA ETELVINA
    O MARIDO A ACOMPANHAVA POIS NÃO ERA DE BOM TOM MULHER TOCAR PIANO EM PÚBLICO

    ResponderExcluir
  2. Só achei uma coisa estranha não é essa versão que a Carmen Miranda canta nos filme é sim esta: O tico-tico tá
    Tá outra vez aqui
    O tico-tico tá comendo meu fubá
    O tico-tico tem, tem que se alimentar
    Que vá comer umas minhocas no pomar

    O tico-tico tá
    Tá outra vez aqui
    O tico-tico tá comendo meu fubá
    O tico-tico tem, tem que se alimentar
    Que vá comer umas minhocas no pomar
    Ó por favor, tire esse bicho do celeiro
    Porque ele acaba comendo o fubá inteiro
    Tira esse tico de cá, de cima do meu fubá
    Tem tanta coisa que ele pode pinicar
    Eu já fiz tudo para ver se conseguia
    Botei alpiste para ver se ele comia
    Botei um gato, um espantalho e alçapão
    Mas ele acha que fubá é que é boa alimentação

    O tico-tico tá
    Tá outra vez aqui
    O tico-tico tá comendo meu fubá
    O tico-tico tem, tem que se alimentar
    Que vá comer é mais minhoca e não fubá

    O tico-tico tá
    Tá outra vez aqui
    O tico-tico tá comendo meu fubá
    O tico-tico tem, tem que se alimentar
    Que vá comer é mais minhoca e não fubá

    ResponderExcluir