quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Riacho do Navio

Composta em 1955 por Luiz Gonzaga (1912-1989) e Zé Dantas (1921-1962).

O Riacho do Navio é um curso fluvial temporário que atravessa o sertão pernambucano e é afluente do rio Pajeú. Sua fama deve-se à música de Luiz Gonzaga.

Zé Dantas

O Riacho do Navio tem outro nome onde nasce (em Betânia-PE), por causa da Pedra do Navio em Floresta-PE,o riacho,tem esse nome. O pai de Luiz Gonzanga passou uns tempo em Floresta-PE,então foi ai que Luiz Gonzaga fez essa música para homenagear Floresta e o Riacho do Navio.
A canção possui inúmeras gravações, destacando-se as de Gonzagão, Bethãnia e Vanusa. Recentemente o cantor Ayrton Montarroyos regravou com brilhantismo.

Luiz Gonzaga

RIACHO DO NAVIO
(Luiz Gonzaga / Zé Dantas)

Riacho do Navio corre pro Pajeú
O rio Pajeú vai despejar no São Francisco
O rio São Francisco vai bater no meio do mar
Se eu fosse um peixe
Ao contrário do rio
Nadava contra as águas e nesse desafio
Saía lá do mar, pro riacho do navio
Eu ia diretinho pro riacho do navio
Fazer o meu ranchinho
Fazer umas caçadas, vê as pegas de boi
Andar nas vaquejadas
Dormir ao som do cocalho
E acordar na passarada
Sem rádio e sem notícia
Das terras civilizadas
Meu amor não vá s’imbora
Fique mais um bocadinho
Se você for seu nêgo chora
Vamos ficar mais um tiquinho
Quando eu entro numa farra
Não quero sair mais não
Vou até quebra a barra
E pegar o sol com a mão.












Nenhum comentário:

Postar um comentário