quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Por Causa de Você

“Por causa de você”, outra pérola da canção-amor, composição de Tom Jobim (1927-1994) e Dolores Duran (1930-1959) lançada no ano de 1957 .

Nasceu de um flash genial de Dolores. Jobim depõe: “ela fez a letra com um lápis de sobrancelha, o instrumento que tinha à mão para não perder aquele ótimo momento de inspiração. Isso aconteceu numa sala da Rádio Nacional quando eu dedilhava a melodia para um grupo de colegas. O Vinícius já preparava uma letra e Dolores fez a dela em cima da perna, em cinco minutos. Depois escreveu na margem do papel: “Vinícius, outra letra é covardia”. A do Vinícius estava quase pronta mas ele abriu mão mantendo a feita por Dolores.” Sábio Vinícius...

Tom Jobim

A primeira gravação ocorreu em 1957 porém não se sabe quem a lançou primeiro já que Sylvia Telles e Dolores Duran o fizeram neste mesmo ano. A canção, ao longo do tempo recebeu inúmeras gravações e algumas versões em outra línguas, como a de Sylvia Telles (1960) em francês "Gardez moi pour Toujors" (Guarde-me para sempre, português) e a de Frank Sinatra em inglês, em 1971, " Don't Ever Go Away" (Nunca se Vá, em português) .

Dolores Duran


POR CAUSA DE VOCÊ
(Tom Jobim/Dolores Duran)

Ah, você está vendo só
Do jeito que eu fiquei
E que tudo ficou
Uma tristeza tão grande
Nas coisas mais simples
Que você tocou
A nossa casa querida
Já estava acostumada
Guardando você
As flores na janela
Sorriam, cantavam
Por causa de você.































Nenhum comentário:

Postar um comentário