quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Não Deixe o Samba Morrer

Compositores: Edson Gomes da Conceição (1937) e Aloísio Silva

O sucesso de Clara Nunes, vendendo dezenas de milhares de discos em 1973, chamou a atenção das gravadoras para a possibilidade de vozes femininas serem capazes de lhes render bons lucros. Daí a oportunidade oferecida a cantoras como Alcione, que ganharia as paradas de sucesso no início de 76 com “Não Deixe o Samba Morrer”, faixa de seu primeiro elepê, A voz do samba, lançado no final de 1975.

Edson Conceição

De Edson Gomes da Conceição e Aloísio Silva, dois modestos compositores (e cantores com alguns discos gravados) baianos radicados em São Paulo, este samba e “Etelvina Minha Nega” (de João Carlos, pai de Alcione) foram as únicas músicas do disco escolhidas pela cantora, sendo as demais incluídas pelos produtores Roberto Menescal e Roberto Santana.
“Não Deixe o Samba Morrer” é um belo samba, que impressiona pela qualidade da melodia e cujo tema é anunciado no título (“Não deixe o samba morrer / não deixe o samba acabar! o morro foi feito de samba / de samba pra gente sambar”). Com o sucesso, Alcione, que é também trompetista, estaria em breve sendo convidada para apresentar o programa “Alerta Geral”, da TV Globo. Além disso, graças a esse sucesso e a outras faixas do disco, Alcione conquistou seu primeiro disco de ouro.

"Não Deixe o Samba Morrer" fez parte da trilha sonora do filme "Chega de Saudade" (2008 - Elza Soares e Marku Ribas).

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER
(Edson Conceição / Aloísio Silva)

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar

Quando eu não puder pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas não puderem aguentar
Levar meu corpo junto com meu samba
O meu anel de bamba entrego a quem mereça usar

Eu vou fica no meio do povo espiando
Minha escola perdendo ou ganhando
Mais um carnaval

Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final.

Fonte: MPB Cifrantiga.

















2 comentários:

  1. Se Clara Nunes não estiver sendo injustiçada, peço que me mostrem 'Não Deixe o Samba MOrrer' cantado por ela em pelo menos um dos seus discos, ou CD, que eu vou comprar. ela foi "sumida"ssa canção desapareceu e eu não quero comprar nem de alcyone, nem de qualquer outra cantora. Quero ver e ed ouvir e adquirir o de Clara NUnes intitulado" Não Deixe o samba Morrer'. Meu e-mail: inacionigri@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Clara Nunes nunca gravou "Não deixe o samba morrer". Alcione conheceu essa canção quando ainda cantava na noite. A música constava do repertório de outra cantora da noite que, indagada à época pela Marrom se ela pensava em gravá-la, disse que não, uma vez que seu produtor não achava esse samba comercial. Alcione, então, resolveu inclui-la no seu primeiro disco "A voz do Samba", permanecendo 22 semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso.

    ResponderExcluir