quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Não Deixe o Samba Morrer

O sucesso de Clara Nunes, vendendo dezenas de milhares de discos em 1973, chamou a atenção das gravadoras para a possibilidade de vozes femininas serem capazes de lhes render bons lucros. Daí a oportunidade oferecida a cantoras como Alcione, que ganharia as paradas de sucesso no início de 76 com “Não Deixe o Samba Morrer”, faixa de seu primeiro elepê, A voz do samba, lançado no final de 75.

De autoria de Edson Gomes da Conceição(1937) e Aloísio Silva, dois modestos compositores baianos radicados em São Paulo, este samba e “Etelvina Minha Nega” (de João Carlos, pai de Alcione) foram as únicas músicas do disco escolhidas pela cantora, sendo as demais incluídas pelos produtores Roberto Menescal e Roberto Santana.

“Não Deixe o Samba Morrer” é um belo samba, que impressiona pela qualidade da melodia e cujo tema é anunciado no título (“Não deixe o samba morrer / não deixe o samba acabar! o morro foi feito de samba / de samba pra gente sambar”). Com o sucesso, Alcione, que é também trompetista, estaria em breve sendo convidada para apresentar o programa “Alerta Geral”, da TV Globo. Além disso, graças a esse sucesso e a outras faixas do disco, Alcione conquistou seu primeiro disco de ouro.

"Não Deixe o Samba Morrer" fez parte da trilha sonora do filme "Chega de Saudade" (2008 - Elza Soares e Marku Ribas).

NÃO DEIXE O SAMBA MORRER
(Edson Conceição / Aloísio Silva)

Não deixe o samba morrer
Não deixe o samba acabar
O morro foi feito de samba
De samba pra gente sambar

Quando eu não puder pisar mais na avenida
Quando as minhas pernas não puderem aguentar
Levar meu corpo junto com meu samba
O meu anel de bamba entrego a quem mereça usar

Eu vou fica no meio do povo espiando
Minha escola perdendo ou ganhando
Mais um carnaval

Antes de me despedir
Deixo ao sambista mais novo
O meu pedido final.

Fonte: MPB Cifrantiga.

Um comentário:

  1. Se Clara Nunes não estiver sendo injustiçada, peço que me mostrem 'Não Deixe o Samba MOrrer' cantado por ela em pelo menos um dos seus discos, ou CD, que eu vou comprar. ela foi "sumida"ssa canção desapareceu e eu não quero comprar nem de alcyone, nem de qualquer outra cantora. Quero ver e ed ouvir e adquirir o de Clara NUnes intitulado" Não Deixe o samba Morrer'. Meu e-mail: inacionigri@gmail.com

    ResponderExcluir