quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O Trenzinho do Caipira

É uma composição do grande maestro e compositor brasileiro Heitor Villa Lobos (1887-1959).

Se em primeiro lugar em popularidade das composições de Villa Lobos encontra-se a "Ária" da "Bachianas Brasileiras Nº 5", é o último movimento da "Bachianas Brasileiras Nº 2", a "Tocata" - mais conhecida como "O Trenzinho do Caipira" - que ocupa a segunda posição. Uma de suas obras mais características, demonstra um original colorido orquestral, presente em muitas das partituras do compositor. Aqui também fica evidente a forte impressão que lhe causou a música sertaneja, ouvida em suas viagens pelo interior do Brasil.
Faz parte das Bachianas Brasileiras, compostas por Villa Lobos entre 1930 e 1945.

Villa Loboa

A melodia recebeu letra composta por Ferreira Gullar (1930-2016), muitos anos depois. Ferreira levou algum tempo para conseguir colocar letra nesta obra prima de Villa Lobos. Após inúmeras tentativas, enfim, conseguiu compor uma letra, fazendo com que a obra transfigurasse "O trenzinho do caipira". Gullar na verdade aproveitou de alguns versos de uma de suas obras, "Poema sujo", para manifestar suas lembranças da infância em Alagoas, quando viajava de trem na companhia de seu pai.   

Ferreira Gullar

A primeira gravação coube a Edu Lobo em 1978.
Fez parte da trilha sonora das novelas "Ovelha Negra (1975 - Orquestra Renato de Oliveira) e "Desejo Proibido" (2007/2008 - Boca Livre).

O TRENZINHO DO CAIPIRA
(Villa Lobos / Ferreira Gullar)

Lá vai o trem com o menino
Lá vai a vida a rodar
Lá vai ciranda e destino
Cidade noite a girar
Lá vai o trem sem destino
Pro dia novo encontrar
Correndo vai pela terra, vai pela serra, vai pelo mar
Cantando pela serra do luar
Correndo entre as estrelas a voar
No ar, no ar…

Fontes: Museu Villa Lobos, Wikipédia.












Um comentário:

  1. Por gentileza, necessito saber qual é o Nome da música usada na Abertura da Novela "Xeque Mate". A mesma não foi inserida em suas trilhas oficiais. Um abraço e obrigado

    ResponderExcluir