terça-feira, 20 de novembro de 2012

Fogão de Lenha

A canção é resultado de uma parceria entre Carlos Colla (1944), Mauricio Duboc( )e Xororó (1957).

Maurício Duboc

Foi gravada pela primeira vez em 1987 pela dupla Chitãozinho e Xororó e, a partir de então, recebeu várias outras interpretações.

Carlos Colla

A canção trata da migração, em que o saudosismo fica evidente na frase: “Espere mãe querida, o seu filho vai voltar”. Inserida no contexto da migração, essa expressão mãe querida pode conotar, terra natal e filho, figurar o migrante, o filho pródigo. Paralelo a esse anseio pelo retorno, a letra da música confirma ainda a decepção sentida através das causas e consequências da migração:

”O sonho de grandeza, oh! Mãe querida
Um dia separou vocês e eu
Queria tanto ser alguém na vida
E apenas sou mais um que se perdeu.”

Xororó

FOGÃO DE LENHA
(Carlos Colla / Maurício Duboc / Xororó)

Espere minha mãe estou voltando
Que falta faz pra mim um beijo seu
O orvalho da manhã cobrindo as flores
Um raio de luar que era tão meu
O sonho de grandeza, ó mãe querida
Um dia separou você e eu
Queria tanto ser alguém na vida
Apenas sou mais um que se perdeu
Pegue a viola, e a sanfona que eu tocava
Deixe um bule da café em cima do fogão
Fogão de lenha, e uma rede na varanda
Arrume tudo mãe querida, que seu filho vai voltar
Mãe eu lembro tanto a nossa casa
As coisas que falou quando eu saí
Lembro do meu pai que ficou triste
E nunca mais cantou depois que eu partí
Hoje eu já sei, ó mãe querida
Nas lições da vida eu aprendi
O que eu vim procurar aqui distante
eu sempre tive tudo e tudo está ai.
















10 comentários:

  1. Música linda, fala da saudade quando deixamos nossas casas nossos pais

    ResponderExcluir
  2. Muito linda essa música mesmo. Parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. A música é linda, sim!
    Mas, só eu vejo um egocentrismo desmedido nessa letra? Pegue a viola,... deixe um bule de café ..., arrume tudo..., seu filho vai voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me poupe, para de mimimi, não tem nada de egocentrismo na letra da música,seu comentário sim é de feminista que vê problemas em tudo!!

      Excluir
    2. Vá catar coquinho, fica caçando chifre em cabeça de cavalo.....

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Linda música! Lembro do meu pai que partiu em março vítima do covid. Ele amava tocar e cantar! Que saudades!!

    ResponderExcluir
  6. Linda a letra e a música! Ela me faz lembrar da minha infância e com muita saudade de meu pai que gostava nas noites frias,agachar aos pés do fogão para se esquentar! Tudo acabou!!!😭

    ResponderExcluir