terça-feira, 20 de novembro de 2012

Eu e a Brisa

“Eu e a Brisa” é uma música composta por Johnny Alf (1929), nome artístico de Alfredo José da Silva, lançada no disco homônimo do ano de 1967.

A gravação mais famosa da canção é a da cantora Márcia. Esta gravação surgiu após a música de Johnny Alf ter participado do III Festival de Música Brasileira, em1967, da TV Record (canal 7 – São Paulo). A respeito dessa participação no Festival Johnny conta que foi procurado pela cantora Márcia. Na época ele atuava como professor de música do Conservatório Meireles em São Paulo. Márcia queria se inscrever no Festival da Record e queria uma música. Alf tirou da gaveta, colocou título e letra em “Eu e a Brisa”.

A canção foi defendida brilhantemente por Márcia porém foi desclassificada. Esta desclassificação entrou para a história como a “mais clamorosa injustiça dos festivais”. Um mês após essa eliminação “Eu e a Brisa” passou a tocar nas rádios de todo o Brasil e tornou-se um sucesso permanente.

Alguns estudiosos consideram que Jonnhy Alf foi precursor da bossa-nova, antecipando-se em pelo menos três anos a suavidade sincopada que seria a marca registrada de João Gilberto.

A canção esteve presente na trilha sonora das novelas “As Três Marias”(1980/1981 - Baby Consuelo), “Mulheres Apaixonadas (2003 - Márcia),

EU E A BRISA
( Johnny Alf)

Ah, se a juventude que essa brisa canta
Ficasse aqui comigo mais um pouco
Eu poderia esquecer a dor
De ser tão só
Prá ser um sonho

E aí, então, quem sabe alguém chegasse
Buscando um sonho em forma de desejo
Felicidade então prá nós seria

E depois que a tarde nos trouxesse a lua
Se o amor chegasse eu não resistiria
E a madrugada acalentaria a nossa paz

Fica, oh, brisa fica, pois talvez quem sabe
O inesperado faça uma surpresa
E traga alguém que queira te escutar
E junto a mim queira ficar... 

2 comentários:

  1. ¨Eu e a brisa ¨é uma obra-prima, de Johnny Alf, e que muitos pensam ser de Maysa. E dizer que essa música foi desclassificada no festival da Record de 1967 é inacreditável. Enfim.....

    ResponderExcluir
  2. Está no meu top 10 das musicas mais belas que meus ouvidos me deram o prazer de ouvir e meu coração de sentir

    ResponderExcluir