terça-feira, 20 de novembro de 2012

Serra da Boa Esperança

“Serra da Boa Esperança” é um samba-canção de 1937, composto por Lamartine Babo(1904-1963). Tanto a letra quanto a melodia foram compostas por Lamartine e é um exemplo bem expressivo de sua arte, em que o poeta e o compositor se igualam em competência e bom gosto.
Alguns poucos estudiosos dão crédito também a Carlos Neto (letra) na autoria da canção.

No início da década de 30 Lamartine Babo recebeu um carta da jovem Nair Oliveira Pimenta, uma mineira de Dores da Boa Esperança. Iniciou-se então um interesse mútuo e, com o passar do tempo, a troca de correspondências cresceu entre Lalá (apelido de Lamartine) e Nair. Juras de amor e poemas salpicavam a correspondência dos missivistas. Lamartine não agüentou a ansiedade e foi conhecer quem era sua musa sul mineira. Chegando à cidade, o susto. Nair era uma menina de 6 anos de idade.
Quem escrevera tais cartas então?
O dentista Carlos Alves Neto, irmão (existem referências que o colocam como tio) de Nair, assumiu: era ele quem mandava as cartas. Lalá sorriu amarelo, como quem mastigou pimenta achando que era pitanga, mas ficou na cidade e conheceu melhor Carlos Neto. Tornaram-se grandes amigos e há quem acredite que algo mais ali se passava ao ler as cartas que trocaram depois do ocorrido(“Sei que Jesus não castiga um poeta que erra”). A música começou a ser composta em Boa Esperança e veio a fazer grande sucesso nas vozes de Chico da Viola (Francisco Alves) e Silvio Caldas.

Uma outra versão diz que a carta inicial pedia fotografias para um álbum de recordações. Lalá mandou as fotos e se correspondeu por um ano com a “fã apaixonada”, até que esta interrompeu as cartas porque iria se casar. Convidado, tempos depois, para ir à Boa Esperança por um dentista, Lalá se apressa para conhecer Nair - surpresa, não existia nenhuma Nair. Quem lhe escrevia era o próprio dentista, que colecionava fotos de celebridades, e viu essa forma como a única de conseguir o queria.

Um inspirado samba-canção, "Serra da Boa Esperança" mostrou-se propício a interpretações renovadoras, especialmente com criativas mudanças harmônicas, como a versão instrumental que lhe deram César Camargo Mariano e Wagner Tiso, em 1983, e a vocal de Eduardo Dusek, em 1984, num reverente resgate.

Esteve presente na trilha sonora do filme “Cinema, Aspirinas e Urubus” (2005- Francisco Alves) e da novela “Éramos Seis (1977- Elizeth Cardoso e Silvio Caldas).


SERRA DA BOA ESPERANÇA
(Lamartine Babo)

Serra da Boa Esperança
Esperança que encerra
No coração do Brasil
Um punhado de terra
No coração de quem vai
No coração de quem vem
Serra da Boa Esperança
Meu último bem.

Parto levando saudades
Saudades deixando
Murchas caídas na Serra
Lá perto de Deus
Ó minha Serra eis a hora
Do adeus,vou-me embora
Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus!!
Levo na minha cantiga
A imagem da serra
Sei que Jesus não castiga
Um poeta que erra
Nós os poetas erramos
Porque rimamos também
Os nossos olhos nos olhos
De alguém que não vem!

Serra da Boa Esperança
Não tenhas receio
Hei de guardar tua imagem
Com a graça de Deus
Ó minha serra, eis a hora
Do adeus, vou-me embora
Deixo a luz do olhar
No teu luar,
Adeus! 

Um comentário: