terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tortura de Amor


"Tortura de Amor" é  um bolero composta por Waldik Soriano(1933-2008) em 1962.

Waldik Soriano

A canção foi composta ainda no interior da Bahia (Caetité), como diz o próprio Waldik a respeito de “Tortura de Amor”: “O poeta sempre tem uma tristeza interior, ele compõe e muitas vezes não sabe o porquê. No lugar que eu morava eu achava que não era o meu lugar. E era muito difícil sair.”

Waldik Soriano

Os versos, considerados por muitos brega, narram as dores de uma história de amor. No entanto, algum gênio do regime militar achou que a referência à tortura era mensagem cifrada de subversivo e a censurou em 1974.
Tornou-se grande sucesso na voz do cantor. Depois ganhou releituras nas vozes de Nelson Gonçalves, Fagner, Fafá de Belém, Maria Creuza e o grupo português Clã, entre outros.

Waldik Soriano

“Tortura de Amor” esteve presente na trilha sonora das novelas “Gabriela” (1975 - Waldik Soriano) ,  "Vidas em Jogo" (2011/2012 - Alexandre Arez) e do Filme "Paraíso Perdido (2018 - Seu Jorge e Jaloo)


TORTURA DE AMOR
(Waldick Soriano)

Hoje que à noite esta calma,
E que minh'alma esperava por ti,
Apareces-te afinal, torturando,
Este ser que te adora,
Volta, fica comigo, só mais uma noite,
Quero viver junto a ti,
Volta meu amor, fica comigo,
Não me desprezes a noite é nossa,
E o meu amor pertence a ti,
Hoje eu quero paz, quero ternura,
Em nossas vidas, quero viver,
Por toda vida, pensando em ti.

Volta, fica comigo, só mais uma noite,
Quero viver junto a ti,
Volta meu amor, fica comigo,
Não me desprezes, a noite é nossa,
E o meu amor pertence a ti,
Hoje eu quero paz, quero ternura,
Em nossas vidas, quero viver,
Por toda vida, pensando em ti.











































4 comentários:

  1. Parabéns, ao Museu da Canção por essa iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. A música não é de autoria do Waldick Soriano, é uma versão que ele fez para uma canção espanhola.

    ResponderExcluir
  3. Adilson Ramos gravou essa música na década de 60 e acredito ter sido na voz dele onde começou o sucesso de "Tortura de Amor"

    ResponderExcluir