quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Ternura Antiga

O samba-canção “Ternura Antiga”(1960) é uma composição do maestro José Ribamar (1919 / 1987) e de Dolores Duran (1930 / 1959).

A canção foi composta após o falecimento de Dolores Duran, musicada pelo maestro José Ribamar. Ribamar precisava de uma canção para participar do Festival do Medina, “Um Milhão Para Uma Canção”. Foi então à casa de Dolores Duran e pediu à Marisa Gata Mansa, grande amiga de Dolores, uma música, poema ou soneto que Dolores houvesse deixado. Várias letras foram então dadas ao maestro, dentre elas, “Ternura Antiga”. Há uma versão também de que Marisa é que procurou o maestro com os poemas. O maestro então musicou e participou com ela do Festival. A canção conquistou o segundo lugar, defendida pela cantora Lucienne Franco. Mais tarde foi gravada, com grande sucesso, por Tito Madi.

Maestro José Ribamar

Curioso saber que a gravação de Lucienne Franco foi o "lado B" do disco, que possuía como "lado A" a canção "Poema do Adeus", interpretada por Miltinho.
A canção esteve presente na trilha sonora da novela "Os Imigrantes - Terceira Geração" (1982- Altemar Dutra).

Dolores Duran

TERNURA ANTIGA
(Jose Ribamar / Dolores Duran)

Ai, a rua escura, o vento frio
Esta saudade, este vazio
Esta vontade de chorar

Ai, tua distância tão amiga
Esta ternura tão antiga
E o desencanto de esperar

Sim, eu não te amo porque quero
Ai, se eu pudesse esqueceria
Vivo, e vivo só porque te espero
Ai, esta amargura, esta agonia.









































Um comentário:

  1. Gostei do seu trabalho de divulgar a nossa MPB considerando o aspecto temático, uma canção e vários intérpretes. Valeu por usar alguns vídeos do meu canal Antonio Bocaiuva, uma porta aberta para todos que gostam da MPB. Valeu!

    ResponderExcluir