quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Súplica Cearense

“Súplica Cearense”, baião-toada composta originalmente em 1960 pelos músicos Gordurinha (1922/1969) e Nelinho. É considerada pela crítica como uma das músicas mais pungentes em solidariedade aos miseráveis da seca nordestina.
A canção foi posteriormente imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, gravada por artistas de diversas tendências musicais e teve uma  regravação marcante pelo grupo “O Rappa”.

Gordurinha
A respeito de “Súplica Cearense” e de um de seus autores, Ricardo Cravo Albin revela: “Lembro-me de que certa vez estava na casa do Luiz Gonzaga, na Ilha do Governador – lá por 1969, – quando entrou Gordurinha, muito pálido, arfante, olhos levemente esbugalhados. Gonzaga suspirou fundo ao ver o amigo naquele estado e me disse: “Esse cabra aqui me faz inveja duas vezes. A primeira, ter escrito a “Súplica cearense”, que eu adoraria ter assinado.” E, baixando a voz, para evitar ser ouvido pela mulher Helena: “A segunda coisa que eu não tive coragem de fazer e que esse cabra fez foi sair pra tomar um café, dizer à mulher que voltaria em instantes e só ter regressado há pouquinho tempo, três anos depois.”

Quanto à origem da musica, segundo Waldeck Luiz Macedo de Souza ( Gordurinha Neto), foi criada quando ocorria um longo período de muita chuva no Nordeste. Um programa de Tv estava arrecadando dinheiro e alimentos para as famílias atingidas e desabrigadas. Gordurinha e Nelinho estavam nos bastidores e tocados pela situação compuseram ¨Súplica Cearense¨. Pediram para apresentá-la imediatamente no programa.

SÚPLICA CEARENSE
(Gordurinha / Nelinho)

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar
Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há
Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão
Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar
Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará.




















4 comentários:

  1. Musica feita com alma nordestina de raiz.Na simplicidade está esse pedaço do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Pois é,a música é um lamento pelo excesso de chuva.

    ResponderExcluir
  3. Acho curioso que críticos, estudiosos e comentaristas de música suprimirem da história da Música Popular Nordestina a obra de Ary Lobo, para quem não sabe Ary teve uma carreira marcada por muito sucesso com canções como Último Pau de Arara, Eu vou pra lua e foi o primeiro a gravar Súplica Cearense. Gonzaga e outros foram na esteira do sucesso que a música já fazia na voz de Ary Lobo.

    ResponderExcluir