terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sertaneja

É uma canção de René Bittencourt (1917-1979) e foi o primeiro sucesso do compositor, tendo sido gravada por Orlando Silva na R. C. A. Victor, em 1939.

De uma simplicidade comovente, este bucólico canto de amor à mulher sertaneja seria uma das composições mais cantadas em todo o Brasil nos anos seguintes ao seu lançamento, em julho de 1939.
Todo amador com pretensões a se tornar um novo "cantor das multidões", inscrevia-se num programa de calouros (que na época vivia o auge da popularidade) para cantar: "Sertaneja se eu pudesse / se Papai do Céu me desse / o espaço pra voar / eu corria a natureza / acabava com a tristeza / só pra não te ver chorar...".

René Bittencourt

Incluída entre os maiores sucessos de Orlando Silva, "Sertaneja" seria superada em popularidade apenas por três ou quatro canções de seu repertório, como "Carinhoso" e "Lábios Que Beijei". Curiosamente, seu autor, o compositor, jornalista e empresário artístico, René Bittencourt, não era do sertão, tendo nascido na Ilha de Paquetá e vivido no Rio de Janeiro.


SERTANEJA
(René Bittencourt)

Sertaneja se eu pudesse
Se papai do céu me desse
O espaço pra voar
Eu corria a natureza
E acabava com a tristeza
Só pra não te ver chorar
Na ilusão desse poema
Eu roubava um diadema
Lá do céu pra te ofertar
E onde a fonte murmureja
Eu erguia tua igreja
Dentro dela teu altar
Sertaneja
Porque choras quando eu canto?
Sertaneja
Se esse canto é todo teu
Sertaneja
Pra secar os teus olhinhos
Vai ouvir os passarinhos
Que cantam mais do que eu
A tristeza do meu pranto
É mais triste quando eu canto
A canção que eu te escrevi
E os teus olhos neste instante
Brilham mais que a mais brilhante
Das estrelas que eu já vi
Sertaneja, vou-me embora
A saudade vem agora
Alegria vem depois
Vou subir por essas serras
Construir lá em outras terras
Um ranchinho pra nós dois.

















3 comentários:

  1. Estou usando em minhas aulas de língua portuguesa sobre o gênero poemas e canções. A poesia presente na letra é linda demais a sua mensagem simples nos fascina. os alunos apenas por declamar o texto como um poema já se emocionam, quando ouvem o arranjo musical ficam surpresos com a beleza rítmica.

    ResponderExcluir