quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Com Que Roupa

“Com Que Roupa?” é mais uma das brilhantes composições do jovem Noel Rosa (1910-1937).

O samba, um dos maiores sucessos de Noel Rosa, foi composto em 1930 e tornou-se o maior sucesso do carnaval daquele ano. Noel o compôs quando tinha apenas 20 anos de idade.
Noel, já moço, com quase vinte anos, estava gostando cada vez mais da boemia e voltava cada vez mais tarde para casa.
Ocorre que quando Noel nasceu, em 11 de dezembro de 1910, foi um parto muito difícil, estava se prolongando muito. Tiveram que forçar o nascimento, pois tanto a mãe quanto o filho corriam risco de vida. E assim nasceu Noel, marcado pelo fórceps, que lhe fraturou e afundou o maxilar, provocando também paralisia parcial no lado direito do rosto.
Devido a esse problema, Noel tinha dificuldade em comer, não conseguia mastigar direito, chegava mesmo a derrubar alimentos. Então ele evitava comer em público. E amanhecendo pelos bares e ruas, não se alimentava, apenas bebia e isso cada vez mais. Resultado, ele que já era magro, franzino, começou a emagrecer assustadoramente.

Noel Rosa

Sua mãe, preocupada com a saúde do filho, passou a esconder suas roupas para evitar que ele saísse.
Um dia, quando os amigos vieram buscá-lo para uma festa, respondeu: ─ Com que roupa? Aí nasceu o estribilho: “Com que roupa eu vou ao samba que você me convidou?”
Noel então pediu ao maestro e violoncelista Homero Dornelas escrever uma melodia para "Com que roupa?". Homero sentou-se ao piano e pediu para que Noel cantasse o samba. Noel começou a cantar:
-Agora vou mudar...
Homero interrompeu e falou:
-Noel, esse samba não pode ser publicado, pois isso não é samba, é o Hino Nacional.
Homero tocou no piano o início do Hino e Noel se surpreendeu ao saber que fez um samba (que logo se tornaria o seu maior sucesso) com a mesma melodia do Hino Nacional.
Depois, Homero trocou algumas notas e o samba ficou pronto.
A melodia foi modificada por Homero Dornellas e a letra melhorada por Nássara, seu grande amigo.
"Com Que Roupa?" retratava o Brasil da época, cheio de dificuldades, com o povo quase na miséria. Segundo Noel, o "Brasil de Tanga". O samba explode em todo o país no carnaval de 1930 e aparece na boca do povo, surpreendendo até seu autor. A expressão - com que roupa? - passou a fazer parte do vocabulário do carioca, nas dificuldades.
Aconteceu que, antes mesmo do sucesso o cantor Ignácio Guimarães ofereceu a Noel a importância de l80 mil réis pela aquisição da música, o que foi aceito. Dessa forma, o cantor tornou-se dono do samba mais cantado no Brasil.
“Com Que Roupa?” foi gravada no primeiro disco do Bando de Tangarás e traz uma melodia simples e letra de humor, características pelas quais Noel Rosa ficou conhecido mais tarde.
O samba esteve presente na trilha sonora da novela “Celebridade (2003 – Gilberto Gil)


COM QUE ROUPA?
(Noel Rosa)

Agora vou mudar minha conduta, eu vou pra luta
pois eu quero me aprumar
Vou tratar você com a força bru.....ta, pra poder me
reabilitar
Pois esta vida não está sopa e eu pergunto: com que roupa?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Agora, eu não ando mais fagueiro, pois o dinheiro não
é fácil de ganhar
Mesmo eu sendo um cabra trapacei.....ro, não consigo ter nem pra gastar
Eu já corri de vento em popa, mas agora com que roupa?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Eu hoje estou pulando como sapo, pra ver se escapo
desta praga de urubu
Já estou coberto de farrapo, eu vou acabar
ficando nu
Meu paletó virou estopa e eu nem sei mais com que roupa
Com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou?
Com que roupa que eu vou pro samba que você me
convidou?





































Nenhum comentário:

Postar um comentário