quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Nada Além

O fox-canção “Nada Além”(1937) foi composto por Mario Lago (1911-2002) e Custódio Mesquita (1910-1945).

"Nada Além" fez parte de uma revista chamada "Rumo ao Catete", que estava em cartaz no Teatro Recreio, RJ, em 1937. A peça tinha o libreto e a direção musical de dois grandes compositores: Mário Lago e Custódio Mesquita. A peça foi um sucesso e lançou no cenário musical do país duas grandes obras, "Nada Além" e a valsa 'Enquanto Houver Saudade".
A canção surgia num quadro cômico romântico, Um homem de aparência bastante simplória examinava os produtos de uma loja. O vendedor insistia, oferecendo uma profusão de mercadorias. Vendo que o homem não se decidia por nenhuma, o inquiria: "Afinal, o que deseja o cavalheiro?" A resposta do homem vinha em forma de canto: "Nada além, nada além de uma ilusão..."
A canção foi interpretada nos palcos de modo operístico pelo tenor Armando Nascimento. Custódio e Mário Lago achavam que a música necessitava de uma voz popular para ser gravada. Logo pensaram em Orlando Silva, que estava no auge de sua carreira na época. Custódio então convidou Orlando para assistir a opereta. Orlando se encantou pela música e pediu para gravá-la o quanto antes.

Mário Lago

Mário relata no livro “Boêmia e Política” a história curiosa de como se processou a venda dos direitos autorais:

“Em 1937, vendi Nada Além, parceria com Custódio Mesquita, para os irmãos Vitale. Eles eram editores e, como era comum na época, fui pedir um vale. A situação estava difícil, acabei vendendo a música que depois estourou. Mas surgiu Amélia, outro estouro, e o Vitale também quis comprar. Finquei o pé e pedi a ele para anular o contrato de venda de Nada Além. Como a música já tinha rendido muito, ele concordou: me pagou os direitos e cancelou o contrato. Concordou também em registrar o copyright de Amélia para mim e o Ataulfo Alves. Mas, na pressa, acabei esquecendo da anulação de Nada Além e aquela música não me rendeu ”nada além” do que recebi”.

Custódio Mesquita

“Nada Além” se destaca na história da MPB por vários motivos. Antes de tudo, ela é simplesmente imortal, sua letra não sofreu nenhuma corrosão, após quase sete décadas. A gravação original, consagrada até hoje, foi feita em 1938 com Orlando Silva, o Rei das Multidões. Nos anos 70, foi a vez de Maria Bethânia interpretar “Nada Além”. Em 1988, exatamente 50 anos depois da gravação original, “Nada Além” foi utilizada como abertura musical da novela “Vida Nova”, da TV Globo na voz de Nelson Gonçalves.
“Nada Além” teve o seu revival no ano de 2005, através do espetáculo teatral e musical “Orlando Silva – O Rei das Multidões”, grande sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro e também em Florianópolis.
A canção esteve presente nas trilhas sonoras das novelas “Vida Nova” (1988/Nelson Gonçalves) e “Eterna Magia” (2007/Sidney Magal).



NADA ALÉM
(Mário Lago / Custódio Mesquita)

Nada além,
Nada além de uma ilusão.
Chega bem, é demais.
É demais para o meu coração
Acreditando em tudo que o amor
Mentindo sempre diz,
Eu vou vivendo assim
Feliz na ilusão de ser feliz.
Se o amor
Só nos causa sofrimento e dor
É melhor,
Bem melhor a ilusão do amor.
Eu não quero e não peço
Para o meu coração
Nada Além de uma linda ilusão.

Fonte: Site Caros Ouvintes e A Canção no Tempo vol.1 - Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello - Editora 34.














Nenhum comentário:

Postar um comentário