quarta-feira, 21 de novembro de 2012

É D'Oxum

O afoxé "É D'Oxum" foi resultado da parceria de Gerônimo (1953) com Vevé Calazans (falecido em 2012).

Gerõnimo conta que a iniciativa partiu do compositor Vevé Calazans, que inicialmente recebeu um convite para fazer uma música que integrasse um LP de Alcione, interessada em gravar canções de compositores baianos. Vevé chamou Gerônimo para ir à praia de Gamaleira, em Vera Cruz, Ilha de Itaparica, para trabalharem nesse projeto,
"A gente ficou a noite toda e não rolava nada. Quando Vevé deu o primeiro acorde do violão, ele disse que aquele era o acorde do sucesso. Eu olhei para a cidade. Naquela época, as luzes da cidade eram amarelas. De lá de gameleira, a gente olhava Salvador e parecia um colar amarelo envolvendo a cidade. Um colar de ouro. E aí começou: nessa cidade todo mundo é D'Oxum... Pronto. Isso aí, começamos a fazer a música", recordou.
Vevé pensou em pegar caneta e papel para registrar a composição, mas Gerônimo apostou no improviso.
"Se você pegar papel e caneta, não vai prestar, porque vai empacar numa palavra e não vai dar certo. Vamos fazer na cabeça", alertou Gerônimo ao amigo. "Resultado: em 15 minutos fizemos a música", contou.

Gerônimo

A canção foi inicialmente enviada a Alcione (estava procurando músicas com uma pegada baiana para o seu novo disco), que a recusou por achá-la muito semelhante às canções do repertório de Clara Nunes, a pouco falecida. A fita com a música acabou parando, nas palavras do próprio Gerônimo, num "balaio da Som Livre", gravadora da Rede Globo.
De lá, foi selecionada para integrar a trilha sonora da minissérie Tenda dos Milagres, baseada na obra de Jorge Amado. Gravada pelo MPB-4, com arranjo feito por Dori Caymmi, "É d'Oxum" caiu nas graças de Dorival Caymmi, que determinou que a canção fosse a música incidental da cidade de Salvador na minissérie, em vez de uma canção do próprio Caymmi. O Buda Nagô foi profético. A partir daí, a música já teve inúmeras gravações, do próprio Gerônimo, de Gal Gosta, e hoje é praticamente um hino afetivo da cidade de Salvador, além de ser o carro-chefe da carreira de Gerônimo.

Esteve presente na trilha sonora da minisérie "Tenda dos Milagres" (1985 - MPB4) e do filme "Ó Paí, Ó" (2007 - Japuíbe).

Vevé Calazans

É D'Oxum
(Gerônimo / Vevé Calazans)

Nessa Cidade Todo Mundo É d'oxum
Homem, Menino, Menina, Mulher
Toda Essa Gente Irradia Magia
Presente Na Água Doce
Presente n'água Salgada
E Toda Cidade Brilha
Seja Tenente Ou Filho De Pescador
Ou Importante Desembargador
Se Der Presente É Tudo Uma Coisa Só
A Força Que Mora n'água
Não Faz Distinção De Cor
E Toda A Cidade É d'oxum
É d'oxum, É d'oxum, É d'oxum,
Eu Vou Navegar, Eu Vou Navegar
Nas Ondas Do Mar, Eu Vou Navegar
É d'oxum, É d'oxum

Fonte: Terra Magazine.























3 comentários: