terça-feira, 20 de novembro de 2012

As Rosas Não Falam

A composição desse belo samba-canção é uma obra de Agenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980)

“As Rosas Não Falam” tem uma bela história. Um dia Dona Zica (esposa de Cartola) ganhou umas mudas de roseiras. Resolveu plantá-las no jardim. Alguns dias depois Dona Zica abriu a porta pela manhã e ficou extasiada com a quantidade de rosas desabrochadas. Chamou então Cartola e perguntou: “Cartola, vem ver! Por que é que nasceu tanta rosa assim?” O mestre Cartola então respondeu: “Não sei, Zica. As rosas não falam...” A frase ficou remoendo na cabeça do poeta. Tomou então do violão e a música brotou quase que imediatamente. Faltavam três dias para ele completar 67 anos. Cartola disse então que “As Rosas Não Falam” foi o seu presente de aniversário.

Ainda sobre a canção, Paulinho da Viola conta que quando trabalhava na TV Cultura de São Paulo (1973) apresentando um programa que buscava mostrar pessoas ligadas à música, principalmente sambistas ligados às escolas de samba, foi visitado por Cartola. No meio do programa Cartola interrompe Paulinho e pede para apresentar uma de suas composições. Paulinho fica sem ação porém o diretor do programa autoriza a apresentação. Cartola então pega seu violão e toca pela primeira vez em público “As Rosas Não Falam”. Paulinho conta ainda que durante anos não conseguia cantar a música.

“As Rosas Não Falam” esteve na trilha das novelas “Duas Vidas”(1976/1977 – Beth Carvalho) , “Mulheres Apaixonadas” (Leo Gandelman - 2003) , “Ninho da Serpente” (1982 - Emílio Santiago)


AS ROSAS NÃO FALAM
(Cartola)

Bate outra vez
Com esperanças o meu coração
Pois já vai terminando o verão
Enfim

Volto ao jardim
Com a certeza de que devo chorar
Pois bem sei que não queres voltar
Para mim

Queixo-me às rosas, mas que bobagem
As rosas não falam
Simplesmente as rosas exalam
O perfume que roubam de ti

Devias vir
Para ver os meus olhos tristonhos
E, quem sabe, sonhavas meus sonhos
Por fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário