terça-feira, 20 de novembro de 2012

Corsário

“Corsário” é uma belíssima composição de João Bosco (1946) e Aldir Blanc(1946). Apesar de poucas gravações da música terem sido realizadas, tornaram-se inesquecíveis, como as de Elis Regina, Zizi Possi e a da próprio compositor.

A dupla foi lançada por Elis Regina na década de 70. Apresentados por um amigo comum, depois de buscarem vários parceiros, encontraram finalmente a combinação perfeita. Nessa época, João Bosco estava passando férias no Rio. Como ainda estavam estudando, a parceria foi montada por correspondência - Aldir mandava as letras para Ouro Preto (onde João fazia sua faculdade de engenharia) e, nas férias, juntavam-se para cantar, jogar sinuca e compor.



CORSÁRIO
(João Bosco)

Meu coração tropical
está coberto de neve
mas
ferve em seu cofre gelado
a voz vibra
e a mão escreve
mar
bendita lâmina grave que
fere a parede
e traz
as febres loucas e breves
que mancham o silêncio
e o cais

Roserais
Nova Granada de Espanha
por você
eu teu corsário preso
vou partir
a geleira azul da solidão
e buscar a mão do mar
me arrastar até o mar
procurar o mar

Mesmo que eu mande em garrafas
mensagens por todo o mar
meu coração tropical
partirá esse gelo
e irá
com as garrafas de náufragos
e as rosas partindo o ar
Nova Granada de Espanha
e as rosas partindo o ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário