terça-feira, 20 de novembro de 2012

A Noite do Meu Bem

Este samba-canção foi composto (letra e música) por Adiléa da Silva Rocha, conhecida artisticamente como Dolores Duran (1930 - 1959).

Dolores desde criança demonstrava verdadeira paixão pela música. Aos 10 anos participou do programa de Ary Barroso (Calouros em Desfile). Vestida de espanhola interpretou a música “Vereda Tropical”. Tirou nota máxima, recebeu vários elogios de Ary e ganhou 500 mil-réis.
Aos 16 anos já cantava na boate “Vogue”, onde adotou o nome “Dolores Duran”. Foi casada com o radioator e compositor Macedo Neto, não tiveram filhos mas adotaram uma menina. A separação veio três anos mais tarde. Teve também um romance com o músico e compositor João Donato.

A Noite do Meu Bem foi o maior sucesso de Dolores Duran. Num ensaio para a série “História da Música Popular Brasileira”, a ensaísta Marilena Chauí comenta: “Dolores convoca na canção o universo para a sua noite como se a ela própria tudo faltasse para enfeitar a chegada desse bem tão demorado.”

É um primor de poema, cheio de feminilidade. Poucas vezes em nossas canções encontram-se imagens da beleza e originalidade de “paz de criança dormindo”, “abandono de flores se abrindo”, “alegria de um barco voltando”. “A Noite do meu Bem” foi lançada em 1959 por Dolores Duran, que não teve tempo de ver e desfrutar o sucesso que a canção atingiu, pois morreu no mês seguinte de seu lançamento.

Esteve na trilha sonora da novela “Os Imigrantes- Terceira Geração” (1981/1982 -Dick Farney) e na minissérie “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes (2007 - Milton Nascimento)


A NOITE DO MEU BEM
(Dolores Duran)

Hoje eu quero a rosa mais linda que houver
E a primeira estrela que vier
Para enfeitar a noite do meu bem
Hoje eu quero paz de criança dormindo
E o abandono de flores se abrindo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah ! Eu quero amor, o amor mais profundo
Eu quero toda beleza do mundo
Para enfeitar a noite do meu bem
Quero a alegria de um barco voltando
Quero ternura de mãos se encontrando
Para enfeitar a noite do meu bem
Ah ! Como esse bem demorou a chegar
Eu já nem sei se terei no olhar
Toda a ternura que eu quero te dar 

Nenhum comentário:

Postar um comentário